quinta-feira, 31 de março de 2011

Estação Ecológica Tupinambás - Alcatrazes à um passo do paraíso...

Fala aí galera do tridente na caveira!!!!

Ontem, nós da SEA SHEPHERD SP, fomos a São Sebastião para a audiência pública pela recategorização do arquipélago dos alcatrazes de Estação Ecológica para PARQUE NACIONAL.

FOTO: CELSO MORAES


Saímos de SP as 12:30hs e chegamos em São Sebas debaixo de chuva torrencial por volta das 15:30hs. Após uma reunião com o Andreolli seguimos para o local do evento e procedemos as atividades.

Chegamos em São Paulo por volta das 4 horas da manhã, após rodarmos mais de 400km no total, somente termos almoçado, tomado um café a noite e termos dado apoio para a criação de um novo parque nacional.

Segue abaixo a análise do Andreolli, proprietário da UNIVERSO MARINHO OPERADORA DE MERGULHO. Andreoli foi um dos que se sentaram em todas as reuniões setoriais para fechar os acordos com marinha e icmbio.

A Marinha do Brasil está de parabéns e sinaliza que aos poucos vai deixar de utilizar a área para práticas de tiro.

Em breve teremos mais um parque nacional e este será um parque nacional marinho na costa paulista!!!! Terá por volta de 16500 hectares no total. Ficando assim colado na APA MARINHA NORTE DE SP. E mais duas ilhotas dentro da APA marinha norte.

Agora temos um período de 30 dias para que qualquer cidadão brasileiro possa se manifestar através de email para envio de apoio, moção etc.

Basta enviar seu email para a Coordenação de Criação de Unidades de conservação: consultapublica@icmbio.gov.br


MENSAGEM DO ANDREOLI
Pessoal;

Conversei à pouco com a chefe da Estação Ecológica e a impressão dela foi de que a Consulta Pública foi muito positiva para o processo de recategorização.

A menos dos pescadores de UBATUBA, isso mesmo um grupo isolado (uns 120 indivíduos), não a coletividade do setor pesqueiro, que tentou de todas as maneiras tumultar o processo sem um argumento plausível e concreto, a consulta transcorreu de forma objetiva e positiva.

Haviam por volta de 600 pessoas na plenária, portanto a expressiva maioria à favor da recategorização.

Nas poucas oportunidades onde foram mencionados os exercícios de tiro em local que permanece fora da área proposta para o parque, a Marinha se posicionou de forma corroborativa com a recategorização explicando todos os avanços tecnológicos com uso de material inerte e medidas mitigadoras quando em exercício (1 a 2 dias - no máximo três vezes ao ano), demonstrando de forma objetiva e transparente que o dano ambiental causado por tais exercícios são mínimos se comparados com o que fazemos com o lixo em nossas cidades.

Por hora é o que tenho, quando obtiver informações sobre os próximos passos informo.

Parabéns à todos.
Abs,
Andreoli

2 comentários:

  1. Mara Lott - Ilhabela31 de março de 2011 às 15:42

    Fiquei muito feliz com a iniciativa e com o esforço que fizeram para estarem presentes nesta reunião. Parabéns e minha gratidão Carlos, Andreoli e toda a galera que compareceu neste evento tão importante para todos nós. Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer e acima de tudo um dever ir como ativista da natureza a São Sebastião votar sim pela criaçao de um PARQUE NACIONAL.
    No futuro os Brasileiros hão de reconhecer aqueles e as instituições que apoiaram a criação deste PARQUE NACIONAL.

    ResponderExcluir